blogs

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Modalidade /Nível de Ensino
Ensino Médio

Componente Curricular
Educação Física

Tema
Badminton

Duração das atividades
04 aulas

Objetivo Geral:

.Levar o aluno conhecer o jogo de Badminton, suas características através de pesquisa utilizando a internet e também na teoria e prática, desde a confecção da quadra ao jogo propriamente dito.

Objetivos específicos:

. Como surgiu o badminton;
. Pesquisar as regras, delimitação da quadra de jogo;
. Construir uma quadra de badminton utilizando as medidas retiradas da pesquisa;
. Vivenciar sua prática, através de exercícios de fundamento;
. Compreender como se joga badminton;
. Jogar badminton em simples e duplas utilizando as regras apreendidas;

Metodologia:

Os alunos serão orientados na primeira aula para a realização da pesquisa sobre as regras e origem da modalidade esportiva badminton, pedindo aos alunos que anotem as medidas da quadra, assim como curiosidades do jogo;
Na próxima aula, deverão ser debatidos os resultados da pesquisa, acerca de um breve histórico e das principais regras do esporte em questão, na sequencia confeccionar a quadra com suas devidas delimitações;
3ª e 4ª aulas: iniciar a vivencia prática, assim como na próxima aula possibilitar que durante a atividade praticada sejam intercalados com pequenos intervalos para esclarecimento de dúvidas sobre as regras que possam surgir, bem como, a busca de melhores desempenhos com relação à movimentação na quadra de jogo, e tambem buscar precisão nos golpes tornando-os mais eficientes.

Avaliação:

Em todas as aulas os alunos serão observados e avaliados com relação ao interesse, participação dos mesmos.
Pedir para que os alunos registrem o que aprenderam, pontos positivos e negativos.

Relatório
Nosso projeto tinha como principal objetivo levar os alunos conhecerem uma nova modalidade esportiva, utilizando a ferramenta web como auxílio.
O mesmo foi aplicado na turma da 2ª série 1 do Ensino Médio da EEB Estanislau Schumann, Bela Vista do Toldo/SC. A atividade foi dividida em quatro aulas com participação dos 36 integrantes da turma, e dos professores Sandro e Roberta. Durante a pesquisa um professor mediou à atividade, enquanto outro observou, da mesma forma durante a prática, ocorrendo à troca de papel entre os professores.
A pesquisa foi realizada através de acesso ao blog dos professores onde os mesmos puderam encontrar as informações necessárias correspondentes à tarefa.
Observou-se um grande interesse e curiosidade dos alunos em todas as etapas do projeto: desde o momento inicial com a pesquisa, confecção da quadra e o próprio jogo.

11 comentários:

  1. Quando ocorrer uma interferência fora do jogo como, por exemplo, uma peteca de outra quadra que cai na sua quadra, ou então um erro de área de serviço for cometido, o erro tinha que ser corrigido pelo juiz. Pois atrapalha o jogador ter que saber a sua pontuação para não jogar do lado errado da quadra,e assim o jogo poderia continuar sem mudanças. Mirieli Schiessl e Vanessa Munhoz!

    ResponderExcluir
  2. Gostamos do jogo de badminton, com exceção da regra número 4. Achamos que não deveria ser necessário a troca de lado dos jogadores podendo fazer a cobrança de qualquer local da quadra.

    Jéssica e Tatiane.

    ResponderExcluir
  3. O jogo é ótimo, mas a presença de regras e faltas é muito grande, fazendo com que a modalidade se torne mais difícil.

    ResponderExcluir
  4. O jogo é super legal, mas raramente acertamos a peteca...
    Maira Orgecovski e Valéria Machado.

    ResponderExcluir
  5. Acho meio difícil o saque, pois temos que sacar sempre na diagonal e abaixo da cintura! Acho também desnecessário a troca dos jogadores! Bárbara Damaso 1ª4

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Concordamos com nossas colegas. Os saques, no Badminton, sempre são realizados na diagonal, isso não deveria ser necessário, poderia ser realizado em linha reta, acertando qualquer lugar do campo de jogo. Mara Aline e Alessandra Kubiak.

    ResponderExcluir
  8. O jogo e muito legal, Apesar da quadra de badminton ser menor que uma de tênis. JANAÍNA E ELTON

    ResponderExcluir
  9. o jogo é muito interessante, mais tem muitas regras desnecessária, como a de troca dos jogados do mesmo campo. mais mesmo assim é muito bom adorei ter jogado de uma forma diferente!!!

    ResponderExcluir
  10. e muito bom mas te regras desnecessárias como a de trocar de campo com o parcero.

    ResponderExcluir